sexta-feira, 29 de março de 2013

320 Anos, Parabéns!

 
       Hoje é aniversário de Curitiba, a cidade que escolhi para viver, onde nasceram meus filhos, meus netos, onde trabalho, onde estudo, a cidade que é muito minha também e que me adotou como filha, pois já faz 38 anos que moro aqui. Curitiba é uma cidade linda, tem chuva que eu particularmente gosto mas também tem muita flor, muitos parques, natureza em abundância, uma infra estrutura excelente,  já foi modelo em saúde e em tantas outras coisas para todo o Brasil e espero que continue sendo.
        Amo esta cidade, virei dona dela, tenho orgulho de viver aqui, sim pode parecer puxação de saco, mas de verdade não gostaria de viver em outro local que não fosse este. Mas para traduzir um pouco este amor nada melhor do que colocar aqui algumas fotos desta "minha" terra.
        Feliz Aniversário Guria, 320 anos não é pra qualquer um!
 
Museu do Expedicionário - Jardim Botânico, vista noturna
 Fotos do site:http://www.guiaturismocuritiba.com
De cima para baixo e da esquerda para a direita:
Praça do Japão - Bosque do Alemão
Parque Tanguá - Museu Oscar Niemeyer
Museu Ferroviário - Bosque do Papa



    



        




       
 


                      
      
                                                                                 

                            

 



segunda-feira, 25 de março de 2013

Empadão delicioso!

        Antigamente, à alguns anos atrás eu não sabia fazer empadão, ou se tentava acabava ficando ruim, meus filhos até comiam, mas não era uma massa gostosa, daquelas que derretem na boca. Um dia comentei no trabalho que não sabia fazer  o bendito empadão e aí veio a Andréa minha amiga com uma receita que uso até hoje e já compartilhei com muita gente, inclusive com a Andréa que andou perdendo a dela. Esta receita de massa eu uso para fazer empadão, empadinhas, pastel assado de massa podre e o recheio faço bem variado, de frango, frango com palmito, camarão e outros que você pode inventar. O recheio eu sempre engrosso com farinha de trigo, uso sempre o trigo para engrossar pratos salgados como estes recheios, molho branco, molho bechamel, o amido de milho só uso para pratos doces. Para os pastéis gosto de usar carne moída bem temperadinha, (recheio de carne moída é só fazer bem sequinho, pois não fica legal engrossar com o trigo, faz como o de pastel comum)  A massa é assim: 
 
1 kg de farinha de trigo
1/2 kg de gordura vegetal ( em temperatura ambiente)
1 tablete de fermento biológico
1 ovo
250 ml de leite morno
1 colher de sopa de sal (rasa)
 
        A receita rende bastante, da para fazer uns dois empadões grandes, ou muitas empadas, ou fazer empadões menores naquelas formas descartáveis de alumínio e depois congelar para quando der aquela vontadinha, hummmmmmm......